Tarefa: PM Estratégia de Controle de Versão
Documentar a estratégia de controle de versão no plano de projeto
Disciplinas: 1 Atividade Planejamento de Projeto
Finalidade
A organização deve documentar no plano do projeto a estratégia de controle de versão definida.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
Descrição Principal

Diferentes níveis de controle podem ser atribuídos a diferentes produtos de trabalho do processo, bem como um mesmo produto de trabalho pode possuir níveis diferenciados de controle ao longo do ciclo de vida. Os níveis de controle vão desde o armazenamento em diretórios até o uso de sistemas de controle de versão ou de configuração. Neste caso, incluem rastrear mudanças nos produtos de trabalho, possibilitando conhecer, em um determinado momento, as alterações sofridas (no passado e no presente).

Esses níveis de controle podem ser aplicados de acordo com a importância do artefato para o projeto. A identificação da necessidade de documentação, do nível de controle e da formalidade a ser utilizada para os produtos de trabalho do processo é fundamental para que não sejam inseridos procedimentos burocráticos e desnecessários.

O sistema de controle de versões é responsável por armazenar as diversas versões dos itens de configuração e assegurar que as modificações sobre esses itens ocorram de forma segura e controlada. Desta forma, está no âmbito desse sistema a definição de políticas de controle de acesso (autenticação, autorização e auditoria), políticas de controle de concorrência, por exemplo, pessimista, otimista, híbrida etc., e procedimentos que viabilizem a definição de níveis de controle diferenciados para os itens de configuração, por exemplo, pré e pós baseline.

Etapas
Passo 1: Mantenha uma estrutura de acesso
Mantenha uma estrutura de pastas com controle de acesso e manuseio.
Passo 2: Armazene os elementos apropriados
Armazene e recupere itens em suas diversas versões, de forma a preservar e atualizar seu conteúdo.
Passo 3: Gerencie as versões
Gerencie múltiplos níveis de controle de configuração, compartilhe e transfira itens entre os níveis de controle estabelecidos.
Passo 4: Mantenha registro
Mantenha registros sobre a manipulação destes itens.
Passo 5: Efetue relatórios

Gere relatórios gerenciais que possibilitem fazer um balanço da configuração existente (ou seja, contabilizar a situação da configuração).

Considere também definir uma estratégia que permita desenvolvimento em paralelo sobre uma base única de programas fontes, como, por exemplo, o gerenciamento de branches.

Informações Adicionais
Mentores de Ferramentas
White papers